Translate

terça-feira, 13 de março de 2012

TERÇA-FEIRA, 13 DE MARÇO DE 2012

DECLARAÇÃO DE MACEIÓ

Documento no Alerta Total – http://www.alertatotal.net Por Oficiais da Reserva – R2

O Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil - CNOR - é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega Associações de Oficiais e Aspirantes a Oficial R/2, oriundos dos Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro. Sediado no Rio de Janeiro, o CNOR tem dezoito Regionais em quinze Estados, aglutinando mais de nove mil Oficiais. São cidadãos que, por períodos de um a nove anos, pertenceram, ou ainda integram, como Oficiais, a ativa do Exército Brasileiro. Hoje empresários, profissionais liberais, funcionários públicos, estudantes, políticos, etc, que mantêm vivos os valores morais e cívicos adquiridos na caserna e têm um indisfarçável orgulho de pertencer à Reserva do Exército.

Conforme deliberação da Assembléia Geral do CNOR, realizada durante o 13º Encontro Nacional de Oficiais da Reserva - 13º ENOREx, na cidade de Maceió, Estado de Alagoas, foi atribuída ao Presidente do Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil a tarefa de, encerrado o ano de 2011, elaborar a presente DECLARAÇÃO DE MACEIÓ, ora tornada pública, após submetida aos signatários.

Ementa: o importante papel dos Oficiais da Reserva das Forças Armadas, presentes em todos os segmentos da sociedade nacional. Fidelidade ao incondicional juramento de defesa da Pátria. Repúdio às tentativas de enfraquecimento das Forças Armadas. Atuação, em todos os níveis, visando o soerguimento ético e moral da sociedade. Aglutinação, organização e formação de lideranças nos diversos setores da Reserva.

Os signatários deste documento, presidentes - ou representantes - das Associações de Oficiais da Reserva filiadas ao Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, reunidos no 13º Encontro Nacional de Oficiais da Reserva do Exército - 13º ENOREX no período de 10 a 15 de outubro de 2011, na cidade de Maceió, Estado de Alagoas, invocando a paz e a proteção divina para o Brasil, lavram e subscrevem, como inalienável compromisso de honra para com a nação brasileira, o presente manifesto, denominado DECLARAÇÃO DE MACEIÓ, onde expressam um conjunto de INTENÇÕES, POSICIONAMENTOS E CONCEITOS na forma dos ideários a seguir relacionados:

1 - REITERAM ser o território brasileiro uno, indivisível e intocável, e se declaram, como cidadãos integrantes da Reserva do Exército, dispostos, se necessário,e em qualquer circunstância, a assim mantê-lo e defendê-lo obstinadamente - e às suas riquezas, ombro a ombro com os integrantes da Ativa das Forças Armadas do Brasil, sempre que convocados para a garantia dos poderes constitucionais, da lei, da ordem e da soberania do Estado Brasileiro.

2 - DEFENDEM que as Forças Armadas são a expressão natural do Poder Nacional, guardiães incondicionais dos princípios e valores que forjaram a nacionalidade, defensoras intransigentes da soberania nacional, da verdadeira democracia, do civismo e da igualdade social, sem preconceitos de qualquer natureza, posto que ensejam em si a mais pura e plena representação do povo brasileiro.

3 - DECLARAM os signatários e seus representados que, como cidadãos atentos à complexidade e gravidade da atual conjuntura, pautarão sua conduta no exercício das diversas atividades e ocupações civis nos princípios basilares da Ética, da Moral, da Justiça e do respeito à Lei, em busca do engrandecimento nacional.

4 - REAFIRMAM sua inquebrantável vocação de patriotas, nos quais, numa simbiose perfeita, se mesclam os valores do soldado e os ideais do cidadão. Como Oficiais da Reserva, são testemunhas de que na caserna se pratica a nacionalidade em toda a sua pujança. Como civis, denunciam, com repúdio, as tentativas, subliminares ou explícitas, de degradação da sociedade brasileira em benefício da conquista e manutenção do poder, do sucesso rápido, do lucro fácil, da vitória a qualquer preço, onde nefastamente os fins sempre justificam os meios.

5 - RENOVAM, como Oficiais da Reserva, o acatamento aos atributos, princípios e valores assimilados na vida castrense, ao mesmo tempo em que CONFIRMAM o sagrado juramento do aspirantado de defender a Pátria, ainda que com o sacrifício da própria vida.

6 - ENFATIZAM que atuam na sociedade como formadores de opinião, integrando um relevante segmento organizado constituído pelas Associações de Oficiais da Reserva de todo o país, tendo como órgão central e normativo o Conselho Nacional de Oficiais R/2 do Brasil, elo entre as entidades a ele filiadas e o Exército Brasileiro.

7 - LOUVAM, como herdeiros cívicos, os ideais do Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, patrono dos Órgãos de Formação de Oficiais da Reserva do Exército e encon-tram na figura do bravo Major R/2 Apollo Miguel Rezk, um dos maiores heróis da Força Expedicionária Brasileira, a comprovação plena e irretorquível da importância e do valor do Corpo de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro, não só no passado como no presente e, quiçá, no futuro, face ao cenário onde se vislumbram possibilidades reais de afrontas à soberania nacional.

8 - COMBATEM, intransigentemente, a corrupção - ativa e passiva - que assola importante parcela do poder nacional. A sociedade brasileira, entre decepcionada e revoltada, assiste diuturnamente, os escabrosos noticiários de malversação e desvios de recursos do Estado por parte de agentes públicos, bem como de ilícitos praticados por autoridades das três instâncias federativas. Os verdadeiros brasileiros, aqueles que defendem os princípios éticos e morais que forjaram a nossa pátria, unidos, haverão de atuar para que a impunidade não continue a proteger os maus cidadãos e que o braço forte da Lei se faça presente.

9 - REPUDIAM as insidiosas e frustradas tentativas dos inimigos da democracia de denegrir a imagem das nossas Forças Armadas. O povo do nosso país jamais dará guarida a esses procedimentos impatrióticos. Os militares brasileiros, coesos em torno de seus Chefes no cumprimento das missões constitucionais que lhe são relativas, permanecem em primeiro lugar nas pesquisas de confiabilidade nacional. Os herdeiros de Tamandaré, Caxias e Eduardo Gomes integram a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, instituições permanentes cujas vocações de ONTEM são as mesmas de HOJE e de SEMPRE.

10 - EXPRESSAM, finalmente, as lideranças que ora subscrevem este documento, a sua inquebrantável disposição de pugnar por um país forte, desenvolvido, democrático e so-berano, onde os brasileiros, sem distinções, possam conviver em paz, com fraternidade, progresso e justiça social.

Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2012

Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art - CPOR/RJ - Tu 1961
Presidente do CNOR


PELAS ENTIDADES FILIADAS

1 - ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO - AORE/ALAGOAS

Presidente: 2º Ten R/2 Inf André Sahaj Lobo Monteiro

2 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO - ABORE/SÃO PAULO

Presidente: 1º Ten R/2 Inf Aniz Buíssa

3 - ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO BRASILEIRO - AOR - EB

Presidente: 2º Ten R/2 Eng Fernando Gonçalves Castelo Branco

4 - ASSOCIAÇÃO DOS EX-ALUNOS DO CPOR/RECIFE

Presidente: 2º Ten R/2 Eng Luciano Faro Cassundé

5 - ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO - AORE/RIO DE JANEIRO

Presidente: 2º Ten R/2 Mat Bel Ruyberto Silva de Oliveira

6 - ASSOCIAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO - AORE/DISTRITO FEDERAL

Presidente: 2º Ten R/2 Inf Rômulo Jorge de Melo Nogueira

7 - ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO - AORE/PETRÓPOLIS

Presidente: 2º Ten R/2 Inf Antônio Jorge de Azevedo Clavery

8 - ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS R/2, EX-ALUNOS E AMIGOS DO NPOR DE NATAL - AORN

Presidente: 2º Ten R/2 Inf Elisiário Ferreira Lima Júnior

9 - ASSOCIAÇÃO MATO-GR0SSENSE DE OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO - AMORE

Presidente: 2º Ten R/2 Art Newton da Silva Arruda

10 - ASSOCIAÇÂO DOS OFICIAIS DA RESERVA DE PONTA GROSSA - AORPG - PARANÁ

Presidente: 1º Ten R/2 Inf Orlando Frizanco

11 - ASSOCIAÇÃO DE EX-ALUNOS E AMIGOS DO NPOR DO 9º BIMTz - PELOTAS - RGS

Presidente: 2º Ten R/2 Inf Marco Antonio Almeida Tavares Gravato

12 - ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DOS OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO - APORE

Presidente: 1º Ten R/2 Cav Hamilton Madruga Espínola Guedes

13 - ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO - AORE/JUIZ DE FORA

Presidente: 2º Ten R/2 Art Mauro Lúcio Pires

14 - ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO - AORE/BELÉM

Presidente: 2º Ten R/2 Inf Paulo Roberto Bastos de Almeida

15 - ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO - AORE/BAHIA

Presidente: 1º Ten R/2 Inf Adriano Mota Gallo

16 - ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DA AMAZÔNIA - AORA

Presidente: 1º Ten R/2 Inf Fabiano de Souza Fabrício Júnior

17 - ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO - AORE/MTS

Presidente: 1º Ten R/2 Dent Inácio Guitte Melges

18 - ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO - AORE/CURITIBA

Presidente: 2º Ten R/2 Inf Marcos Antonio Martins de Lima

PELAS ENTIDADES COLABORADORAS

1 - CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TIRO DEFENSIVO - CBTD

Presidente: 1° Ten R/2 Inf Sérgio Marcos Bitencourt Silveira


2 - CREDIÁRIO E CONSULTORIA LTDA

Presidente: 1º Ten R/2 Eng Moacir Carlos Muzzi Machado

“Patriotismo, União, Lealdade, Trabalho - Assim Atua a Reserva Atenta e Forte”