Translate

terça-feira, 15 de maio de 2012

REAJUSTE SALARIAL DAS FFAA

03/05/2012 data da reunião.
Por José Nascimento, www.reservativa.blogspot.com

-1 Heliane – Sec. da AMARP / -2. Genivaldo da Silva – Pres. Da AMARP.
-3 Jair da Silva Santos - Pres. Da APRAFA / -4 Assistente do Sr. Ari Machado Chefe Gabinete. MD / -5 Sr. Ari Machado Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa /
-6 Vice Presidente da APRAFA / -7 Assistente


Audiência das Diretorias das Associações AMARP-FFAA-DF e APRAFA antecipadamente agendada com o Senhor Ministro da Defesa, representado pelo seu Chefe de Gabinete, Ari Machado, na impossibilidade da presença do Ministro.
Foram tratados nessa reunião assuntos de interesses imediatos da Família Militar, entre eles:
-1 . Reajuste salarial. O Sr. Genivaldo da Silva, Presidente da Associação de Militares da Ativa Reserva e Pensionistas das Forças Armadas, sustentou por 25 minutos as necessidades primarias pelas quais estão passando os Militares das FFAA, cujos soldos se acham aquém dos demais órgãos do Executivo, e inferiorizados em relação a Policia Militar e Civil do Distrito Federal.
R. Sobre Reajuste nos informa o Sr. Chefe de Gabinete do MD, que existe um estudo no Ministério do Planejamento que esta sendo acompanhado pela Comissão do Ministério da Defesa onde informaram que neste ano de 2012 não haverá reajuste salarial, havendo possivelmente um reajuste em julho de 2013.
-2. Cobrança do pagamento do reajuste dos 28.86% referente a Lei 8.622/93, já pacificada pelo STF, que determinou seja feito o pagamento pelo Governo Federal.
R. O Ministro Celso Amorim esta aguardando a resposta do Ministro do Planejamento que solicitou a planilha de calculo atualizada para fazer o ajuste no orçamento e que provavelmente também não sairá neste ano 2012.
-3. Foi solicitado o cumprimento do artigo 24 do decreto 667 de 17 de julho de 1969, que define a parte salarial das Forças Armadas.
(Art.24. Os direitos, vencimentos, vantagens e regalias do pessoal em serviço ativo ou na inatividade, das Polícias Militares constarão de legislação especial de cada Unidade da Federação, não sendo permitidas condições superiores às que por Lei ou Regulamento, forem atribuídas ao pessoal das Forças Armadas. No tocante a Cabos e Soldados, será permitida exceção no que se refere a vencimentos e vantagens bem como à idade-limite para permanência no serviço ativo)
R. Já tem ação julgada improcedente pelo STF de um Militar das Forças na qual o mesmo pedia a equiparação salarial com os dos PMs.
-4. Foram cobrados do representante do Ministro da Defesa os motivos pelos quais a Medida Provisória 2.215-10 de 31 de dezembro de 2001 está tramitando no Senado federal há 12 anos sem que seja votada.
R. Depois daremos uma resposta.
-5. Sobre o Projeto de Promoção dos Sargentos do Quadro Especial (QE).
R. O projeto já esta na Casa Civil pronto para ser encaminhado para a Câmara dos Deputados Federal.
-6. Fizemos ver ao Sr. Ari Machado, representando o Sr. Ministro da Defesa que além do cumprimento das suas funções constitucionalmente definidas, as FFAA quando solicitadas pelo Governo Federal sempre se acham em condições de atender as solicitações seja de pacificação de favelas no Rio de Janeiro, a exemplo do Morro da Rocinha, Salgueiro e o do Alemão, quando nossos Militares correndo o mesmo risco de vida que Policias Militares, sendo que os PMs recebem treinamento para esse combate a marginalidade, e os Militares da FFAA são treinados para a guerra, Mas quando se fala de salários nunca tem verba para nos repor.
R. sem resposta
Encerrada a Reunião.

Aguardamos sugestões de nossos afiliados e de qualquer militar ou pensionista:
aprafadf@gmail.com
amar_mil@yahoo.com.br
ou pelo site www.aprafa.com.br
AMARP-FFAA-DF Tel. 61 3039 5164
APRAFA Tel. 61 3965 2394
Brasília oito de maio de 2012
Genivaldo da Silva Pres. AMARP-FFAA-DF.
Jair da Silva Santos Pres. Da APRAFA.
Para comentar sobre essa reunião use a opção comentar do blog.