Translate

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Gente "Lerda" só faz lerda

Franco: "Paraguai se fará respeitar por Brasil e Argentina"
08 de agosto de 2012  22h46  atualizado às 23h14

O Paraguai se fará respeitar por Brasil e Argentina, afirmou nesta quarta-feira o presidente paraguaio, Federico Franco, ao anunciar que seu governo começará a incentivar o uso interno da energia proveniente das hidrelétricas de Itaipu e Yacyretá, que compartilha com os dois países. "Quando Brasil e Argentina vão nos respeitar? No dia em que o governo (paraguaio) lhes disser: 'vamos usar nossa energia, o Paraguai mudou sua posição, não vai mais ceder sua parte na energia, vamos usá-la na indústria'".
Brasil e Argentina não reconhecem Franco como chefe de Estado após o processo de impeachment sumário contra o então presidente Fernando Lugo, em junho passado. Pelo mesmo motivo, as presidentes Dilma Rousseff e Cristina Kirchner suspenderam o Paraguai como sócio pleno do Mercosul e admitiram a Venezuela, cujo ingresso era bloqueado pelo Congresso paraguaio.
"É justo pagar o mesmo preço pela energia durante 50 anos?" - perguntou Franco sobre o tratado de Itaipu com o Brasil, firmado em 1973 e que obriga o Paraguai a vender seu excedente de energia apenas ao Brasil. "Praticamente estamos dando esta energia" ao Brasil, disse Franco nesta quarta-feira, durante a exposição de sua política energética para alunos do Instituto de Altos Estudos Estratégicos, na sede do ministério da Defesa.
"Me nego a aceitar que o Paraguai tenha que dar sua energia" de Itaipu ao Brasil. "Negativo, vamos trazer esta energia para nosso uso: que venha (a multinacional de alumínio) Rio Tinto, que venha a empresa que fará os paineis solares", disse o presidente Franco.
O chefe de Estado destacou que a instalação destas companhias no Paraguai "vai gerar mais investimentos, empregos e riquezas", e estimulará o uso em massa da eletricidade entre a população, que já está recebendo fogões elétricos para substituir os fogões que utilizam o gás importado da Argentina.
Federico Franco lembrou que de 20 turbinas (que geram 14.000 megawatts), o Paraguai utiliza a energia de apenas um turbina e meia de Itaipu, quando possui 10.Em Yacyretá, quase toda a energia (3.200 megawatts) é consumida pela Argentina, destacou Franco, antes de afirmar que o Paraguai abastece as cidades de São Paulo e Buenos Aires.