Translate

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Brigadeiro IVAN FROTA - ABD


CARTA DO PRESIDENTE DA ACADEMIA BRASILEIRA DE DEFESA – Brigadeiro IVAN FROTA

abd
Prezados Acadêmicos.

Dando cumprimento à resolução do plenário da ABD, tive um encontro com o atual Coordenador da Comissão Nacional da Verdade – CNV, Dr. Cláudio Fonteles, ao qual fiz entrega de uma mensagem escrita (em anexo), acompanhada dos documentos – ORVIL, A VERDADE SUFOCADA e uma separata de um número antigo das Seleções do Reader’sDigest sob o título “A NAÇÃO QUE SALVOU-SE A SI MESMA”.
Tal encontro durou mais de uma hora, no qual trocamos idéias sobre o papel da CNV e onde tive a oportunidade de argumentar sobre a inconveniência dessa iniciativa de reviver dissensões do passado e da tentativa de apreciar novamente fatos já transitados em julgado, no STF.
Acrescentei, também, que tentar rever tais assuntos terá conseqüências desastrosas para o Brasil, que precisa de paz e tranqüilidade para desenvolver- se de forma harmônica e integrada.
Outro aspecto levantado foi o do inevitável desgaste para o País, no contexto internacional, que tal contencioso tem trazido.
Ao final do encontro, o Dr. Cláudio Fonteles informou que estará deixando a Presidência da Comissão, dentro da rotatividade prevista.

Cordialmente,

Ivan Frota.

ACADEMIA BRASILEIRA DE DEFESA
Pro Patria
Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2013

Senhor Presidente,

A Academia Brasileira de Defesa (ABD) é associação civil de âmbito nacional, integrada por civis e militares que se destacaram no serviço à Pátria e às Instituições nos mais variados e representati-vos campos de atividade. A Academia, criada com o propósito de defender a soberania, o estado de direito, a ordem democrática e a liberdade, não poderia ficar alheia ao debate provocado pelo sur-gimento da comissão coordenada por V. Exa. e aos eventuais rumos decorrentes a serem trilhados pela nacionalidade.
Na qualidade de presidente da ABD e em cumprimento ao desejo expresso da unanimidade dos seus integrantes, dirijo-me a V. Exa. para lhe fazer entrega de um volume de cada uma das seguintes publi-cações: o livro “ORVIL”; o livro “A VERDADE SUFOCADA”; e “A NAÇÃO QUE SE SALVOU A SI MESMA”, separata de Seleções do Reader’s Digest.
Acima das paixões e explorações provocadas pelos interesses em jogo, acreditamos que tudo há que ser feito para preservar a VERDADE. Esta, pois, a razão da atitude que ora assumimos: oferecer subsídios para a apreciação isenta dos fatos de um passado recente, quando o Estado Brasileiro, no uso de impostergável e intransferível dever, foi obrigado a enfrentar e debelar a cruenta ameaça representada pela ação armada de facções internas, que, sob inspiração externa, tentavam substituir a ordem democrática, entre nós, por um sistema totalitário, estranho à História Pátria e aos desejos mais profundos do nosso povo, além de negador da dignidade intrínseca do ser humano, criado à imagem e à semelhança de Deus.
 Ivan Frota
Presidente
Anexos:

I – O Livro ORVIL;
II – O Livro A VERDADE SUFOCADA;
III – A NAÇÃO QUE SALVOU A SI MESMA, Separata de Seleções.
Ao Exmo. Sr. Dr. Cláudio Fonteles,
MD Coordenador da Comissão Nacional da Verdade.

Cremos que tudo isso estava bem direcionado com a sábia legislação que assegurou anistia ampla, geral e irrestrita a ambos os lados opostos pela guerra revolucionária vivida no Brasil, ainda há poucas décadas. Por isso, dentro da situação criada pela pressão para revolver o passado, queremos contribuir para que o ódio não volte a ter primazia em razão da supremacia de visão unilateral, necessariamente partidária e/ ou ideológica, sobre os eventos vividos em nossa dolorosa experiência no contexto da Guerra Fria.
Acima de tudo, o que nos move é o amor entranhado pelo Brasil, terra, povo e instituições, e a vocação de servir à Pátria, até o limite das forças e da própria vida.
Atenciosamente,