Translate

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

QUEM LÁ ESTEVE SABE QUE TUDO É VERDADE(JN)


ALMIORANTE
Publicado em 9 Fevereiro, 2013por liciomaciel



(Documento  ultra-secreto. Triture-o antes de ler.)
Homenagem aos colegas promovidos a  almirante

            Costuma-se dizer que a diferença entre um capitão-de-mar-e-guerra e um almirante é que o capitão-de-mar-e-guerra pensa que é Deus, e o almirante tem certeza. Isso até faz algum sentido, pois  Deus, que é Deus, é chamado apenas de Senhor, enquanto um almirante é chamado de  Vossa Excelência.
Nos tempos de Colégio e Escola Naval, tínhamos dificuldade de acreditar  que almirantes tivessem origem em seres de carne e osso. Isso porque nossos  comandantes nos acostumaram a ver os almirantes como entidades espirituais, algo  do tipo Oxossi, Ogum, Zarathrusta, Virshna, qualquer coisa do gênero, que não  sabíamos de onde vinham, mas acreditávamos que existissem. Nós os víamos apenas  em ocasiões muito especiais, como um eclipse do sol ou a passagem do Cometa de  Halley. O que mais nos impressionava é que eles não chegavam de Kombi,  transporte dos oficiais comuns, mas sim de Opala com ar condicionado, o que era  um luxo para a época. É preciso esclarecer que andar de Kombi é um estigma na  carreira do oficial de Marinha, que se divide em antes e depois da Kombi. Quase  todo capitão-de-mar-e-guerra da reserva sofre da “Síndrome da Kombi”. Em todos  os hospitais navais há uma carcaça de Kombi usada para tratamento psiquiátrico  dos casos mais sérios. Eu já estou quase curado, mas ainda dormirei em um banco  de Kombi por algum tempo, até a cura total. O que causa essa síndrome é saber  que ninguém em cargo importante anda de Kombi, particularmente os mar-e-guerra  não almirantáveis. Eu criei esse trauma porque mesmo quando comandei não tive  direito a um Opala e, para piorar, no último dia de serviço ativo ainda fui para  casa numa carona de Kombi. A compensação é que meu pouco sucesso na carreira  militar foi amplamente recompensado na vida civil. Recentemente fui eleito, com  votos de dois parentes, terceiro suplente de subsíndico no prédio onde moro. A  cerimônia de posse foi realizada no elevador de serviço, onde serviram biscoito  maizena e refresco de groselha.
Lembro-me de que antigamente os almirantes tinham nomes em código,  utilizados nas mensagens operativas. O Chefe do Estado-Maior da Armada, por  exemplo, era, até por uma questão de humildade, “O Sol”. Quando ele nos  honrava com sua presença em alguma cerimônia, recebíamos antecipadamente uma  mensagem informando a presença do “Sol em pessoa”. Agora eu entendo  porque os oficiais daquela época usavam tanto seus óculos  escuros.
Ficávamos boquiabertos com a sabedoria que emanava dos discursos dos  almirantes. Eram sempre um complemento para nossas aulas de português. Isso  deixava os mais modernos em desespero, pois algumas vezes eram escalados para  saudar autoridades e tinham de fazê-lo, também, com palavras rebuscadas.  Lembro-me de um tenente que, muito nervoso, desejou ao almirante um Natal nefasto, e tentando elogiar a autoridade acabou chamando-a de inadimplente.
            Nas cerimônias presididas por almirantes, os víamos no  palanque como indivíduos imortais, onipresentes, onipotentes e oniscientes. Eram  seres tão milagrosos que sua visita melhorava o rancho, fazia as paredes  aparecerem pintadas e corrigia todas as deficiências. Terminada a cerimônia,  eles entravam em Opalas, que para nós tinham a mesma aparência de uma nave  espacial, pois desapareciam com a pompa de uma ascensão ao céu, deixando a  sub-raça perplexa.
Mas a tradição se mantém, em parte, até hoje. Temos tanta certeza de que  um almirante sabe de tudo que os ofícios a eles endereçados começam dizendo: “como é do conhecimento de Vossa Excelência…” Essa forma é empregada  porque nenhum oficial comum se atreveria a causar surpresa a um almirante, muito  menos susto, mencionando algo que ele não soubesse.
Há detalhes básicos que devem ser observados no trato com um almirante.  Nunca se deve questioná-lo sobre algo que ele não saiba responder, pois isso  poderia irritá-lo, o que seria perigoso. Em lugar de perguntar, por exemplo, ”almirante, que tipo de navio é aquele?”devemos perguntar, mostrando  completa ignorância: “almirante, o que é aquilo boiando?” Então, do alto de sua  sapiência, ele dirá: “é um navio, sua besta”. Outro cuidado importante  é que só se pode dizer não a um almirante quando seja  para agradá-lo. Por exemplo, se ele pergunta ao assistente, “você acha que  eu estou gordo?” O assistente responde, “não,  senhor”! Nunca devemos nos esquecer de um velho ditado militar que diz:“quando o subordinado é idiota, é idiota; quando o chefe é idiota, é  chefe”.
Netinho de almirante é, para os subordinados, a criança mais linda e mais  inteligente do mundo. Lembro-me que quando eu era assistente um dos netinhos do  meu chefe adorava riscar meus uniformes brancos com caneta esferográfica. Depois  ainda ficava com minhas canetas, porque nunca tive coragem de pedi-las de volta.  Que gracinha de criança! Cheguei a pensar que Herodes teve razão ao mandar matar  aquelas duas mil crianças, como nos conta a Bíblia. Assim que o almirante passou  para a reserva, fui visitá-lo só pelo prazer de dar um beliscão no pestinha e  resgatar minhas canetas.
A diferença entre o tratamento oferecido a uma esposa de  capitão-de-mar-e-guerra e uma de almirante é notável. No aniversário de esposa  de almirante chegam tantas flores que a casa fica parecendo um jardim botânico.  No aniversário de esposa de capitão-de-mar-e-guerra, nem aquelas flores de  plástico, de camelô, são enviadas. Bombom de esposa de almirante é aquele com  recheio abundante, que derrama licor francês a ponto de melar os dedos; para  esposa de capitão-de-mar-e-guerra, bombom, se chegar, é uma caixa da Garoto,  comprada na promoção, geralmente com o prazo de validade  vencido.
Almirante tem telefone direto no gabinete e fala até com o Nepal,  enquanto capitão-de-mar-e-guerra tem telefone de ramal, com interurbano  bloqueado. No rancho, há uma diferença fundamental: almirante come bacalhau e  capitão-de-mar-e-guerra come badejo passado a ferro.
Assim, sabendo que almirantes são seres dotados de características pouco  peculiares aos mortais comuns, fica difícil imaginar que algum dia tenham usado  aqueles grotescos uniformes de aluno do Colégio e da Escola Naval,  particularmente o mescla, de brim azul, tão macio que parecia lona de cobrir  caminhão, e que era fornecido em três tamanhos: o grande, o enorme e o  gigantesco; é difícil acreditar que almirantes tenham enfrentado fila de  rancho para comer “silveirinha”, tomar “jacuba”, e receber de sobremesa uma  colher de doce de leite ou aqueles famigerados figos em calda (chamados na  intimidade de “testículos do Hulk”); que tenham limpado o cinto com Kaol e  polido os sapatos com graxa Duas Âncoras; que tenham acordado de madrugada,  depois de uma noite sonhando com o festival de provas, para mergulhar naquela  piscina de água congelada, quase siberiana, da Escola Naval. E como aprenderam a  nadar, se o professor da época chamava-se Maldonado? Como acreditar que um  almirante já fez rol de lavanderia e já calçou sapatos “Rocha Forte”, cuja sola,  ao contrário do que alegava o nome, era de papelão. Como imaginar que um  almirante já viajou naquele ônibus pré-histórico, conhecido por “geléia”, que  comeu ervilhas “Olé” e goiabada “Pelicano” e que usou papel higiênico “Cinelândia”? (aquele cor de rosa, tão áspero que nos deixava com as nádegas  carecas, e cuja embalagem de papelão era mais macia que o próprio produto). Mas  tudo isso ficou para trás, e o grande escritor Machado de Assis nos lembra com  muita propriedade que “não existe nada mais antigo do que o passado  recente”.
Já houve almirantes que realmente se imbuíram do fato de serem entidades;  nunca se referiam a si mesmos na primeira pessoa; diziam “o almirante  gostou… o almirante está satisfeito…”, talvez porque intitular-se  apenas EU fosse coisa de pessoas comuns. Um deles foi se confessar na igreja e o  sacerdote não conseguia entender porque é que em lugar de contar os próprios  pecados ele contava os de um almirante. O padre chegou a perguntar-lhe, “mas  isso é confissão ou é denúncia”?
Houve um almirante que mandou rezar uma missa em ação de graças pelo  restabelecimento da perna, que havia fraturado em um acidente. Como  segundo-tenente, fui escalado para comparecer ao evento, pois cada unidade  subordinada ao acidentado foi obrigada a enviar um ônibus cheio de “fiéis  voluntários”. O capelão, notório puxa-saco, teve a coragem de dizer no sermão: “que beleza esta manifestação espontânea de religiosidade!” Pior foi a  fila de cumprimentos, na qual fui obrigado a entrar sem saber o que deveria  dizer. Depois de ensaiar, enquanto esperava minha vez, pensei em cumprimentar a  autoridade dizendo: “que perna forte, almirante. Já nasceu até  cabelinho”; depois achei que pareceria muita intimidade com perna tão  ilustre. Limitei-me a inclinar a cabeça com um olhar respeitoso e admirado para  o membro homenageado.
Eu falei que o capelão era puxa-saco, mas a verdade é que almirantes  atraem puxa-sacos. O prato preferido do almirante é sempre a especialidade da  esposa de um integrante de seu gabinete. O mais exagerado bajulador que conheci  foi um oficial que, num momento de descontração, disse a um almirante: “chefe,  nós temos o mesmo tipo sanguíneo; se o senhor precisar… terei o maior  prazer”.
Houve também o episódio do enterro de uma autoridade naval. O puxa-saco  soluçava à beira da cova de forma tão exagerada que a dentadura, feita na  Marinha, de tamanho padrão, saltou da boca e caiu dentro do caixão. O bajulador  aproveitou a deixa e disse:“leve, almirante, meu último  sorriso”!
Um almirante é realmente um pólo de atração. Em qualquer coquetel de  Marinha, quando se forma uma rodinha de oficiais, no centro estará sempre um  almirante ou uma bandeja com camarões.
A transformação de mar-e-guerra em almirante é  algo comparável à mutação da lagarta em lepidóptero. (O uso da palavra lepidóptero em lugar de borboleta deve-se ao fato de a primeira ser  mais solene e mais máscula, além de evitar conotações pejorativas. Na verdade,  essa providência nem se faz necessária, pois estamos certos de que não há e  nunca houve na História um almirante gay. Sabemos que todo almirante é tão macho  que seu lado feminino, se houvesse, seria lésbico).
Falando em transformação, vejamos o que ocorre  nesse processo. A primeira alvorada de um almirante é o nascimento de um mundo  encantado. A natureza surge em festa, com passarinhos amestrados pelos mais  modernos cantando nas janelas de sua residência. O gerente do banco passa a  tratá-lo como cliente VIP e aumenta logo seu cheque especial. O mar-e-guerra de  ontem, que sabia até se vestir sozinho, vê surgir milagrosamente um séqüito (que  logo se tornará indispensável) para auxiliá-lo: assistente, taifeiro, motorista,  ordenança e despenseiro, todos solícitos e ávidos por atendê-lo. Nesse contexto,  surgem a água de bolinha, o cafezinho em xícara de porcelana com a “ancrinha” (nada daqueles famigerados copinhos de plástico que mar-e-guerra usa), o spray  de “bom ar”, com cheirinho de quarto de solteirona, o tapete persa sob a mesa,  em lugar do velho carpete manchado e de cor indefinível; o banheiro privativo,  com tábua de privada modelo luxo, papel higiênico macio, perfumado e aveludado,  sala de trabalho com vista para algum lugar além do corredor, carro amplo e  confortável com gasolina por conta do contribuinte, e o apartamento funcional  grande, sem infiltrações, com todos os eletrodomésticos funcionando, e que passa  a ter o pomposo nome de “residência oficial”.
Dentre as facilidades inerentes ao novo posto, as  consultas médicas e odontológicas são um capítulo a parte. Adeus à fila da vala  comum. Em lugar de pegar senha de madrugada, as consultas passam a ser assim: o  almirante manda o assistente telefonar, e o médico, olhando a agenda cheia até o  fim do ano, pergunta: “a que horas o chefe pode vir?” Nessa altura, a  consulta do mar-e-guerra da reserva, marcada havia seis meses, fica adiada para  o próximo milênio. Se fosse oftalmologia, ele já iria para a consulta levando a  bengala branca. Para almirante, acabou aquele atendimento em que a lipoaspiração  é realizada com “Vaporetto”, as hemorróidas são extraídas com alicate, o joanete  é removido com serrote e a prótese peniana é feita com duas canetas “Bic”. Chega  daquela dentadura tamanho único, que dói fora da boca, e cujos dentes são tão  grandes que mar-e-guerra só fala assobiando e quando ri parece um esquilo. Saúde  é coisa séria, pois não há dúvida de que um almirante gripado causa muito mais  preocupação do que um mar-e-guerra moribundo.
As viagens são outro destaque. Nada de depender  de “cochas” na FAB, cuja sigla significaFome A Bordo, pois não  oferecem nem um cafezinho. Chega de viagens pelo CAN, que quer dizer Compareça Amanhã Novamente, pois os vôos nunca saem no dia marcado.  Quando o mar-e-guerra pega um vôo desses, se arrisca a ter como companheiro de  assento um índio xavante, pintado de urucum, borrando seu uniforme branco e  contaminando-o com aquele cheirinho de sucuri do Alto-Xingu. Almirante só vai de  primeira classe, com espera em sala VIP, o assistente carregando o “prá-terno”. Foi-se o tempo em que os pés chegavam ao destino tão inchados que o mar-e-guerra  saía andando como o Mickey na parada da Disney.
A chegada às solenidades passa a ser feita de  forma individual, com destaque, toque de apito, banda e oficiais formados. Nada  de chegar como mar-e-guerra, despercebido, entrando pelos fundos do quartel, em  grupo, de carona em uma van, quiçá em uma Kombi, ou pior, em ônibus de  representação. Ficou apenas na lembrança aquela fase de chegar dirigindo o  próprio carro e estacionar ao sol, tã~ao lo longe que o ideal seria  tomar um táxi para chegar até o palanque. Já que falei nele, acabou-se aquele  empurra-empurra do palanque “geral”, compartilhado com fornecedores de Marinha e  o pessoal da reserva. Terminou o contraste dos vistosos uniformes com aqueles  ternos tipo “três vezes sem juros” e sapatos “Vulcabrás”, típicos do pessoal da “vala comum”. Agora é um palanque classe “A”, sob um toldo decorado, no lado da  sombra, com serviço de bufê e água gelada em copo de cristal. Durante o  coquetel, todas as bandejas cheias passam ao lado dos almirantes,  particularmente as de camarão. Enquanto isso, os mar-e-guerra se aglomeram na  porta da cozinha, disputando a tapa um refrigerante genérico, quente, e um  canapé de sardinha. Mar-e-guerra só vê camarão em filme do Jacques Cousteau, e  se levar algum para casa as crianças dão chineladas achando que é uma barata.
A transformação ocorre também no aspecto  intelectual. O que mar-e-guerra fala, ninguém se lembra; o que almirante fala,  vira citação. Mar-e-guerra só pode fazer um comentário quando tem certeza, mas  almirante pode dizer apenas “eu acho” e o que ele disser passa a ter a  força de um preceito bíblico. Mar-e-guerra quando não sabe é incompetente;  almirante quando desconhece, certamente foi mal assessorado.
Um almirante, mesmo sem perceber, dita os hábitos  e costumes em sua área de influência. Se ele diz que gosta de judô, no dia  seguinte metade do gabinete já estará de quimono; se ele joga futebol, haverá  sempre um puxa-saco voluntário para ser goleiro do time adversário; se ele é  vegetariano, até gaúcho pára de comer carne; se ele é religioso, e não declara a  preferência, é de bom alvitre que os subalternos cerquem por todos os lados:  parte do gabinete passa a andar com a Bíblia debaixo do braço, outros a ouvir o  CD do Padre Marcelo, e o assistente vira pai-de-santo, com charuto, galinha  preta e traje de babalaô.
Na transformação em almirante, até a expressão  facial muda. Mar-e-guerra tem aquela “cara de faina”, está sempre  ofegante, com as feições típicas de quem está à beira de um infarto. Almirante  tem o olhar sereno dos iluminados, aquele comportamento “Zen” que permite que  mantenha a calma mesmo quando todos a sua volta já querem atear fogo às próprias  vestes. Por isso, pode-se afirmar que a escolha de um almirante se assemelha a  de um Dalai Lama. A única diferença é que a Marinha em lugar de selecioná-los no  berço, por indicação das divindades, deixa para fazê-lo mais tarde, entre os  mar-e-guerra, por um processo tão cabalístico e imprevisível que somente  almirantes sabem fazer a escolha.
Finalizando, pode-se afirmar que o sonho de todo mar-e-guerra da reserva  é ter um amigo almirante, pois, como se diz há anos, “mais vale um amigo no  gabinete que dez anos de capacete”.

                 Brasília, 08 de junho de 2001
                 Nero G. Pireli (durante seu tratamento na Kombi)