Translate

sábado, 20 de abril de 2013

Gelio Fregapani - Por Partes - PARTE IV


COMENTÁRIO 163 de 21 de abril de 2013
Assuntos:  Na ABIN, Necessidade de união, Raposa-Serra do Sol, Índios no Congresso e no Palácio do Planalto.


Na Abin
Vazou o informe que um dos oficiais de inteligência em Foz do Iguaçu passava conhecimentos aos norte americanos, por dinheiro. Também que a direção Geral da Abin teria tentado abafar o caso, apenas o destituindo de um cargo de chefia.
Se for verdade, é melhor acabar com esse serviço e criar um novo e mais eficiente.

Necessidade de união
No momento em que sentimos uma grave ameaça à unidade Nacional os radicais de ambos os lados insistem em nos manter divididos. Os da Esquerda falam em punições. Deviam lembrar-se que os que deflagraram a guerra suja também torturaram e executaram, tem que aceitar o mesmo remédio, pois os termos do enfrentamento foram por eles lançados.  Por enquanto, os radicais da Direita reagem apenas com palavras. Por enquanto...
Seria melhor pararem com isto. Enquanto é tempo.

Pós-demarcação na Raposa-Serra do Sol

A comitiva parlamentar que foi a Raposa –Serra do Sol está pasma; desde a demarcação, a maioria dos índios preferiu morar nas favelas de  Pacaraima e em Boa Vista, onde também se encontram agricultores expulsos de suas terras para a formação da reserva. São milhares, constatou a comitiva.
Os nativos que ainda vivem na reserva não mais tem o que comer, além da bolsa família. Seria isto que queriam?

Índios no Congresso e no Palácio do Planalto

Mais de 600 índios de 73 etnias diferentes ocupam nesta terça-feira (16) o plenário da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara. Eles participaram da reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas que ocorre na Casa.
Com chocalhos, tambores e lanças, os índios dizem que só deixarão o Congresso quando o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), assumir o compromisso de cancelar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 215, que transfere a competência das demarcações que hoje é feita pela Funai (Fundação Nacional do Índio), para o Congresso Nacional.
Tinha índios muito pretos, de carapinha. Tinha índios de bigode. Tinha mestiços e brancos puros.
Será que a cúpula governamental agora percebe que a questão étnica é uma falácia, e que está sendo usada contra os interesses nacionais?