Translate

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Mantega ou mantega? Notícia comentada


JCN



Mantega: governo adotará medidas para conter inflação, mesmo impopulares


Agência Brasil


São Paulo – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, reiterou hoje (12) que o governo federal não permitirá (??????) o aumento da inflação no país, mesmo que medidas consideradas impopulares sejam necessárias. “Elevamos os juros em 2012, época de eleições”, lembrou. “Combater a inflação sempre será uma prioridade”, acrescentou.

Mantega disse que para conter a alta de preços poderão ser implementados vários tipos de medidas e que a elevação da taxa de juros seria apenas uma delas. “Mas isso só se o Copom), (desde quando o COPOM  é independente ?)[Comitê de Política Monetária], se oBanco Central [BC] considerar conveniente”(desde quando o Banco Central  é independente ? declarou. Ele destacou que a tomada de decisão sobre juros cabe apenas ao BC. “Cada um faz a sua parte, mas eu não sei o que vai acontecer com os juros, nem quero saber.”  (Epa confessou uma verdade, esqueceu de acrescentar "de nada"

De acordo com o ministro, a preocupação com o aumento da inflação ocorre em função, principalmente, da alta dos preços dos alimentos. ( Decobriu a pólvora) Segundo ele, o choque de oferta provocado pela seca do ano passado nos Estados Unidos e no Brasil  ( não caia nessa o link leva a essa mesma notíciaencareceu as commodities.
Além disso, os alimentos como o tomate, a cebola e a farinha de mandioca foram afetados pela a irregularidade de chuvas. ( Eu não como tomate, cebola e farinha, e estou pagando pela inflação) “Estamos já terminando o regime de chuvas  ( Se só a irregularidade das chuvas causou essa inflação toda imagine quando as chuvas terminarem?)e entrando nas safras, que vão despejar toneladas de alimentos [no mercado]”, ressaltou o ministro. ( chutando como sempre)
Outro fator que faz Mantega ( é leite batido) acreditar que a inflação será menor em 2013 é que o país não deve enfrentar a desvalorização do câmbio brasileiro, como ocorreu no ano passado. ( cresceu o nariz) “Esses são dois fatores que vão favorecer uma inflação menor( agora o nariz dá para colocar 5 oculos e sobra espeço) em 2013”, reiterou o ministro, que participou de seminário em São Paulo promovido pela Revista Brasileiros. (para a Associação dos surdos e mudos)