Translate

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Para um público seleto de sangue verde oliva

08 05 2013
Do Editor
PARA QUE SERVEM OS AMIGOS

Em um filme de guerrilha no Vietnam, conta-se que dois soldados americanos, amigos, nascidos na mesma cidade, mantinham-se sempre juntos em todas a missões que partilhavam.
Na guerrilha do Vietnam como em outra qualquer, em especial a do Brasil, onde o instinto sangrento dos ideólogos Comunistas praticaram covardes  justiçamentos.
A covardia dos ataques surpresas e a recuada rápida, para evitar o confronto, aqui e lá, marcou essa covardia que se fez presente, do qual se aproveitaram para dar vazão aos seus  instintos assassino.

 No Vietnam, o inimigo surgia de dentro da terra e de cima das arvores. Caminhavam por longas estradas subterrâneas onde se escondiam após ataques rápidos sobre o  inimigo.  Em um desses ataques de surpresa  a patrulha americana se viu cercada sob intenso tiroteio, poucos conseguiram fugir para um ponto onde seriam resgatados por helicópteros. Ao chegar para o embarque um dos amigos sentiu a falta de seu companheiro, e disse ao Comandante da patrulha que iria voltar para procura-lo. O comandante tentou dissuadi-lo, alegando que seria impossível que estivesse vivo, e se isso acontecesse ele não poderia transporta-lo até o local de embarque, mesmo porque teriam de sair dali o mais rápido possível. O Soldado se negou a embarcar e correu para dentro da mata, depois de procurar no ultimo ponto onde o tinha visto, ouviu gemidos e se aproximou. O amigo estava mortalmente ferido, mas ao vê-lo, um sorriso se abriu em seus lábios  e disse " Eu sabia que você viria", -  não resistiu os ferimento, parecia que esperava apenas a chegada do amigo para morrer, mas antes deixou a lapidar frase " Amigo é aquele que chega, quando todos já se foram".

A história é fictícia, os fatos não.  
São fragmentos de outras verdades deixadas pelas guerras. 

Acho que assim se sente nosso amigo, que escolheu essa bela canção para exaltar a amizade
que une os militares que foram  forjados no fogo da batalha, tendo a Pátria como elo de ligação, não procurem, não encontrarão o   ponto de fusão.
 São amigos para sempre. 
Nos e só nós sabemos porque ele  escolheu essa canção.
Ten. Jose Conegundes Nascimento

THAT´S  WHAT FRIENDS ARE YOU