Translate

domingo, 2 de junho de 2013

Quem são e onde estão os inimigos da Patria de L a R

LADISLAS DOWBOR (“ABELARDO”, ” JAMIL “, ” NELSON “)
- VPR; VAR-P;
- Francês, filho de pai polonês.
- Em 21 Fev. 63, naturalizou-se brasileiro quando residia em Recife; – Foi dirigente da VPR 1, da VAR-P e da VPR 2 ( CN );
- Em 68, membro do ” Tribunal Revolucionário ” da VPR que condenou à morte o Cap. Chandler, morto em 12 Out. 68 ( Ver Justiçamento).
- Nov 69, Congresso Nacional da Reestruturada VPR, foi designado membro do CN (Comando Nacional ). Depois substituiu José Raimundo da Costa como Cmt da UC/SP.
- Em 11 Mar. 70, participou do seqüestro do Cônsul do Japão, em SP.
- Em Abr. 70, o CN/VPR realizou uma reunião com os seus CMT/UC, numa casa em, Peruibe, cidade do litoral Sul paulista, a qual compareceram, Carlos Lamarca, vindo da área de treinamento, Ladislas Dowbor, membro do CN e CMT/UC em São Paulo e Maria do Carmo Brito, membro do CN, além dos dois CMT/UC da Guanabara, Juarez Guimarães de Brito e José Ronaldo Tavares de Lira e Silva.
- Em 21 Abr. 70, preso em São Paulo com Joaquim dos Santos e Lizst Benjamin Vieira, em ponto entregue por Maria do Carmo Brito ( presa em 18 Abr. 70 ).
- Em 15 Jun. 70, foi um dos 40 militantes comunistas banidos para a Argélia, em troca do Embaixador da Alemanha ( Ver Recordando a História );
- Com a chegada na Argélia dos quarenta banidos, trocados pelo Embaixador alemão, a FBI ( FRENTE BRASILEIRA DE INFORMAÇÕES ), criada exclusivamente para denegrir a imagem do Brasil no exterior, passou a ser dirigida por um colegiado composto por Miguel Arraes, Apolonio de Carvalho, do PCBR, Ladislas Dowbor, da VPR, Jean Marc Friedrich Wan Der Weid, da AP e José Maria Crispim, do PCB.
- Em Fev 71, Ladislas Dowbor e Apolonio de Carvalho, membros do colegiado da coordenação internacional da FBI, dirigiram-se para a cidade de Lund na Suécia onde se encontrava asilado o militante do MAR, Elio Ferreira Rego. Das conversações, resultou a decisão de criar-se uma sucursal da FBI em Lund, sob a supervisão de Elio Rego.
- Atualmente, Professor Titular de Economia da PUC/SP; trabalha no Instituto de Economia da UNICAMP.
LAERTE DORNELES MÉLIGA (“AMAURI”, “FLAVIO”, “SEBASTIÃO”)
- Foi ativo militante da organização comunista Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), no Rio Grande do Sul, onde participou de diversos assaltos. Preso em 12 Dez 69, foi liberado logo depois, pois os órgãos de segurança ainda desconheciam sua atuação.
- Em Mar 70, foi para São Paulo, onde se integrou a uma das Unidades de Combate da VPR, continuando a participar das ações armadas. Em Jan 71, participou dos levantamentos que culminariam, em 15 Abr., com o assassinato do industrial Henning Albert Boilesen. – Em 02 Fev. 71, foi preso em Porto Alegre, quando fora buscar mais munição para a VPR/SP. Falou bastante e, inclusive, entregou o “ponto” que teria com o militante Gregório Mendonça (“Fumaça”, “Leônidas”, “Marcos”), preso dois dias depois em São Paulo. Nada falou, entretanto, sobre o projetado assassinato do industrial Boilesen.
- Foi liberado em Dez. 74 e ingressou no PT.
-Atualmente, é do “staff” do Ex-Min. das Cidades Olívio Dutra.
-LUIZ SOARES DULCI
- Anos 70: Militante da OSI (LIBELU) Organização Trotskista;
- Nasceu em Santos Dumont / MG;
- Formado em Letras;
- 80: Foi um dos fundadores do PT:
- 1983/86: Dep. Fed. pelo T / MG;
- Presidente da Fundação PERSEU ABRAMO, do PT;
- Foi Secretário- Geral do PT;
-Atualmente é o Secretário-Geral da Presidência da República.
LUIZ GUSHIKEN 
- Militante da OSI (LIBELU), Organização Trotskista;
- Formado em Adm. de Empresas pela FGV / SP;
- 1986/90/94: Dep. Federal pelo PT/SP;
-Ex-Secretário de Comunicação da PR, visto que seu nome está envolvido num esquema de troca de favores com verba de publicidade do governo
- Envolvido na crise da corrupção sobre o uso de verbas de publicidade, sofreu dois baques. O primeiro deixou de ser ministro passando a ser subordinado à Casa Civil e a atual ministra Dilma Roussef. O segundo baque foi a saída da esfera de Dilma passando a ser subordinado a Luiz Dulci. Seu gabinete agora é fora do Palácio. Provavelmente terá que se explicar na CPMI dos Correios.
LÚCIO BORGES BARCELOS (“RAUL”)
- Era militante da Fração Bolchevique Trotskista (FBT), no Rio Grande do Sul, tendo participado, no carnaval de 1970, da sua II Conferência Nacional.- Foi preso em Abr 70.
- Era Secretário Municipal de Saúde da prefeitura de Porto Alegre/RS, até Dez de 2000.
LISZT BENJAMIN VIEIRA (“BRUNO”, “FRED”)
- LISZT BENJAMIN VIEIRA, também conhecido por “BRUNO” e “FRED”, foi, sucessivamente, a partir de Jun 68, militante das seguintes organizações comunistas: Comando de Libertação Nacional (COLINA), Vanguarda Armada Revolucionária – Palmares (VAR-P) e Vanguarda Popular Revolucionária (VPR).
- Em 30 Jan. 69, conseguiu fugir de um cerco policial ao seu aparelho na Rua Timbiras, 296, São Francisco, Niterói/RJ, quando foi presa a militante Vera Wrobel (“Ana”).
- Em Ma.r 69, por razões de segurança, a COLINA decidiu deslocá-lo para Porto Alegre, junto com o também militante Claudio Galeno de Magalhães Linhares (“Aurélio”, “Lobato”). Como delegado do Rio Grande do Sul da já então formada VAR-P (fusão da COLINA com a VPR), participou, em Set 69, numa casa em Teresópolis/RJ, do I Congresso da VAR-P, conhecido como o “Congresso do Racha”, que provocou o aparecimento do “racha dos 7″ e o ressurgimento da VPR.LISZT permaneceu na VAR-P somente por mais alguns dias, quando, escrevendo o documento “Nada se nega à coluna”, aderiu a um novo “racha”, o “racha dos 4″, e ingressou na VPR.No início de novembro de 1969, na Barra da Tijuca, participou do Congresso que reestruturou a VPR.
- Em 11 Mar. 70, em São Paulo/SP, participou ativamente do seqüestro do cônsul do Japão, Nobuo Okuchi.
- Em 21 Abr. 70, LISZT foi preso em SP, juntamente com os militantes Ladislas Dowbor (“Abelardo”, “Jamil”, “Nelson”) e Joaquim dos Santos (“Monteiro”, “Antoninho”, “Toninho”, “Joca”, “Martins”).
- Em 15 Jun. 70, foi um dos 40 militantes comunistas banidos para a Argélia, em troca da vida do embaixador da Alemanha. Regressando ao Brasil após a anistia, LISZT, formado em Direito e em Ciências Sociais, foi eleito, em 1972, deputado estadual pelo T/RJ. Exagerando na apologia a Carlos Lamarca, o deputado LISZT, em pronunciamento na assembléia em 25 Ago. 83, disse que seu ex-chefe na VPR havia sido o primeiro aluno da Escola Militar – quando, na realidade, foi um dos últimos. Durante a ECO/92, realizada no Rio de Janeiro, foi um dos coordenadores do Fórum Global. É professor da PUC/Rio e da UFF. É, também, defensor público.
MARIA AUGUSTA CARNEIRO RIBEIRO (“GUTA”, “ZAZÁ”
Nascida em 1947, a mineira de Montes Claros foi aos EUA em 1964, num intercâmbio de estudantes.
Ao regressar, ingressou na Faculdade Nacional de Direito e foi participar do movimento estudantil no Centro Acadêmico Candido de Oliveira, o “CACO”, iniciando sua militância no PCB.
Defensora da luta armada ingressou na Dissidência do PCB na então Guanabara (DI/GB), mais tarde transformada no MR-8.
Em Out. 68, foi presa pelo DOPS.
Em 06 Set. 69, foi a única mulher dentre os 15 militantes comunistas banidos para o México, em troca da vida do embaixador dos EUA, que havia sido seqüestrado dois dias antes.
Do México, foi para Cuba, onde fez um curso de guerrilha.
Em Nov. 72, já morando no Chile, participou de uma assembléia do MR-8, que terminou num “racha”: de um lado os “massistas”, que continuaram (e até hoje continuam) com a sigla MR-8, e do outro, os “militaristas”, defensores da continuação da luta armada, que adotaram a sigla “MR-8/CP”, de “Construção Partidária”. Este último grupo, mais radical, teve a liderança de “GUTA” e de Vladimir Palmeira, mas veio a dissolver-se no ano seguinte.
Passou pelos seguintes países: Itália (onde fez uma cirurgia dentária), Argélia e Suécia, onde teve um filho e formou-se em Pedagogia pela Faculdade de Artes e Ciências da Universidade de Upsala.
Regressou ao Brasil após a anistia de 1979 e foi trabalhar na Companhia Vale do Rio Doce.
Em 1999, trabalhava com seu marido na Editora da Rio Graphis.
Em 2002, era a diretora de Produção e Comercialização da Fundação Santa Cabrini, um órgão da Secretaria de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que atua no sistema prisional.
Em 08 Jan. 03, a ex-guerrilheira foi nomeada Ouvidora Geral da Petrobrás, com um polpudo salário.
MARCIO MOREIRA ALVES (“MARCITO”)
- Em 66, Deputado Federal- Em Abr. 66, recebeu carta de Arraes- Em 12 Mai.68-SP, participou da reunião de fundação do MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO (MPL)- “Prosseguindo as atividades de aliciamento, o advogado e jornalista Sebastião de Barros Abreu foi contatado por Dejaci Florêncio Magalhães, do MPL, através do jornalista D’Alembert Jorge Jaccoud, então chefe da sucursal de Brasília do “Jornal do Brasil”. A intenção do MPL, na realidade, era a de fazer contato com José Porfírio, o mesmo da “guerrilha” de Trombas e Formoso, de quem Sebastião de Barros Abreu já fora advogado e ainda era amigo. Dejaci desejava entregar a José Porfírio um documento de Arraes e Almino Afonso, no qual eram expostas as linhas básicas do MPL. Arraes pretendia acelerar o processo revolucionário e via, na figura de Porfírio, o líder para desencadear uma guerrilha rural em extensa área a Este do rio Tocantins, nos estados de Goiás e do Maranhão. Esse documento foi explicado aos jornalistas Sebastião Barros de Abreu e D’Alembert Jorge Jaccoud pelo deputado federal Márcio Moreira Alves, em seu próprio apartamento. “
- Em 03 Dez. 68, O DEP FED Marcio Moreira Alves profere discurso no “PINGA-FOGO” da Câmara injuriando as Forças Armadas e qualificando seus quartéis como “Valhacouto de Gangsters”.
.- Em 12 Dez. 68, Câmara dos Deputados rejeita pedido do Executivo de processar o Dep. Fed. Marcio Moreira Alves
- Em 13 Dez. 68, Ato Institucional Nº 05 (AI-5); Governo Costa e Silva.- Cassado o Dep. Fed. Marcio Moreira Alves – Em início 69 participou da reunião do MPL na fazenda de seu pai, no RJ, para analisar o AI 5 de Dez. 68- Em Out. 69 Arraes, Marcio Moreira Alves, Almery Bezerra e Everaldo Noroes criaram, em Paris, a Frente Brasileira de Informações (FBI).
- Em 72, foi encarregado de restabelecer as atividades da FBI na Inglaterra, enquanto se definia a expansão da distribuição dos boletins da FBI a todos aqueles que pudessem colaborar com a sórdida campanha de difamação do Brasil.
- Em 15 Mar. a 09 Abr. 72, na Igreja São Clemente, em Nova York: A FBI realizou uma extensa promoção contra o Brasil, englobando conferências, debates, filmes e representações. O evento contou com a participação do teatrólogo Augusto Boal, do cineasta Gláuber Rocha e do ex-deputado Márcio Moreira Alves, dentre outros.
- Em 07 JUL. 72, o comitê alemão da Amnesty International patrocinou, em Hamburgo, uma conferência de Márcio Moreira Alves, ocasião em que foi feita a propaganda de um de seus livros, contendo injúrias contra o Brasil.
- Em Out 74: Com a Revolução dos Cravos, foi morar em Lisboa, Portugal.
- Articulista do Jornal “O Globo”, utilizando sua coluna, muitas vezes, na defesa de terroristas e do terrorismo.
- Morreu no Rio às 18h25 – sexta-feira (03/04/2009).
- MARINA OSMARINA DA SILVA FILHO- FOI MINISTRA DO MEIO AMBIENTE
- Ex-seringueira e analfabeta até seus 16 anos;
- Foi militante das |Comunidades Eclesiais de Base, ligadas à Igreja;
- Anos 80: Ingressou na Faculdade de História quando passou a militar no PRC-Partido Revolucionário Comunista;
- 84: Com CHICO MENDES, Fundou a CUT / AC;
- 85: Filiou-se ao PT, mas não conseguiu eleger-se Dep. Fed.;
- 88: Eleita Vereadora pelo PT em Rio Branco / AC;
- 90: Eleita Dep Est pelo PT em Rio Branco / AC;
- 94: Eleita Senadora pelo PT em Rio Branco / AC;
- Atualmente foi Ministra do Meio Ambiente.
MARIA DO AMPARO ALMEIDA ARAUJO
- Militante da ALN no Rio de Janeiro. – Era irmã do também militante Luiz Almeida Araujo e companheira do dirigente Thomaz Antonio da Silva Meirelles Netto (“Luiz”). – Participou de diversas ações armadas, dentre as quais o “justiçamento” do professor Francisco Jacques Moreira de Alvarenga, assassinado em 28 Jun. 73, dentro do Colégio Veiga de Almeida, por seu companheiro Thomaz e por outros dois militantes nunca identificados. (Ver “Justiçamento – O Assassinato do Professor Francisco Jacques Moreira de Alvarenga”).
- Atualmente, é a presidenta do Grupo Tortura Nunca Mais de Pernambuco.
MARÍLIA GUIMARÃES FREIRE (“MIRIAM“)
- Foi militante do Comando de Libertação Nacional (COLINA) e da Vanguarda Armada Revolucionária – Palmares (VAR-P). – Era casada com FAUSTO MACHADO FREIRE (“RUIVO”. “WILSON”), militante do COLINA, que participou de diversos assaltos e foi preso em 28 Mai 69 (banido em 15 Jun. 70).
- Em 01 Jan 70, levando seus dois filhos menores, participou, com outros 5 militantes da VAR-P, do sequestro do avião Caravelle da Cruzeiro do Sul, sequestrado logo apos decolar de Montevidéu e levado para Cuba.

NILMARIO DE MIRANDA (“AUGUSTO”, “GUSTAVO”)
- Mineiro, participou, em Abr. 68, em Santos/SP, do Congresso de Fundação do Partido Operário Comunista (POC), quando foi eleito membro suplente do Comitê Nacional (CN), passando para membro efetivo ainda nesse ano. Em Jun. 69, participou da Reunião Ampliada Nacional, realizada numa casa de praia em Tramandaí/RS.
- Em Fev 70, contrário à luta armada, passou a integrar um “racha” do POC, denominado de Tendência Proletária. Dois meses depois, participou do Ativo Nacional dessa Tendência, que deu origem à Organização de Combate Marxista Leninista – Política Operária (OCML-PO), da qual foi eleito suplente do CN. Passou a atuar em São Paulo, onde foi preso em 1972.
- Eleito Deputado Federal pelo PT/MG, sempre se destacou pela defesa dos comunistas: entre 1991 e 1994, no Congresso, foi o presidente da Comissão Externa dos Desaparecidos Políticos e, em 1996, por ser o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, foi nomeado membro da Comissão Especial dos Mortos e Desaparecidos Políticos.
- Em Ago 99, aproveitando os dados levantados pela Comissão dos Desaparecidos, lançou o livro “Dos Filhos deste Solo”, escrito em parceria com o jornalista Carlos Tibúrcio.
- Deputado Federal-PT e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Deputados
-No bojo de uma crise política o Presidente, para atender, a base aliada, “despetizou” o ministério e reduziu o status de ministro de algumas Secretarias.
Atualmente foi substituído na Secretaria dos Direitos Humanos, o que diminui sobremaneira sua influência.