Translate

domingo, 2 de junho de 2013

Quem são e onde estão os inimigos da Pátria. Final

RAFTON NASCIMENTO LEÃO (“GORDO”, “MENDES”)
- Originado de Goiás, militou no Comando de Libertação Nacional (COLINA) e, posteriormente, na Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-P), onde participou, em Set 69, do seu I Congresso, realizado numa casa em Teresópolis. – Em Nov 70, fugiu para o Chile e, posteriormente, esteve em diversos países, como a Argentina, a Suécia e Moçambique. Regressou ao Brasil em Set 80, sem nunca ter sido preso.
- Em 2002 era o Assessor Chefe de Planejamento e Controle da Secretaria de Estado de Trabalho, do governo do Estado do Rio de Janeiro, nomeado pelo então Governador Garotinho.
RAUL JORGE ANGLADA PONT (“RENE”)
- Era militante do Partido Operário Comunista (POC), tendo atuado no Rio Grande do Sul e em São Paulo, onde foi preso em 29 Ago. 71.
- Era prefeito de Porto Alegre/RS, até Dez. de 2000.
-Faz parte da executiva do PT.
TARSO FERNANDO HERZ GENRO (“CARLOS, “RUI”)
- Gaúcho de Santa Maria, onde foi Aspirante R2 de Artilharia.
- Em 1966, atuava na UNE e era militante do PC do B. Atraído para a luta armada, saiu do PC do B e ingressou, em 1968, na Ala Vermelha. Em 1970, ficou preso durante três dias no DOPS; solto, fugiu para o Uruguai. Na década de 80, foi militante do clandestino Partido Revolucionário Comunista (PRC). Ingressou no PT, onde foi deputado federal e vice-prefeito de Porto Alegre.
-Ex- prefeito de Porto Alegre. Candidatou-se ao governo do RGS, tendo perdido em 2º turno.
- Ex-ministro da Educação
- Foi presidente do PT, em substituição a José Genuino, no escândalo do Mensalão e espréstimos do PT.
-Atualmente é ministro da Justiça tendo antes sido ministro da coordenação política.
THEODOMIRO ROMEIRO DOS SANTOS (“MARCOS”, “THEO”)
- Foi militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR).
- Na noite de 27 de outubro de 1970, em Salvador/BA, após ter sido preso, matou com um tiro nas costas o sargento da Aeronáutica Walder Xavier de Lima e feriu o agente da Polícia Federal Amilton Nonato Borges. Foi condenado à morte, pena essa comutada para prisão perpétua e, posteriormente, para 18 anos;
- Em 17 de agosto de 1979, fugiu da penitenciária da Bahia, conseguindo asilo na Nunciatura Apostólica e obtendo salvo-conduto para o exterior;
- Regressou ao Brasil em setembro de 1985, sendo recebido como “herói”, ingressando no PT e afirmando que não se arrependia do crime que havia praticado e que faria tudo de novo;
- Atualmente, é juiz do Tribunal Regional do Trabalho, no Recife/PE.
UBIRATAN DE SOUZA (“GREGORIO”, “MAURICIO”, “RAIMUNDO”, “REGIS”, “ROMUALDO”)
- Foi militante da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-P) e da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), tendo atuado no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
- De 02 Fev. a 18 Abr. 70, participou do treinamento de guerrilha realizado pela VPR em Registro/SP. Nesse ano, como integrante de uma Unidade de Combate da VPR em SP, participou de diversas ações armadas, dentre as quais se pode citar o assalto, em 28 Set. 70, à viatura da Rádio Patrulha nº 53, na Rua Alcindo Guanabara, perto da Av. Lins de Vasconcelos, quando o veículo foi incendiado e as armas – revólveres e metralhadoras – dos dois policiais foram roubadas.
- Foi preso em 02 Out. 70.
- Em 13 Jan. 71, foi um dos 70 militantes comunistas banidos para o Chile, em troca da vida do embaixador da Suíça. No mês seguinte, foi nomeado pelo próprio Carlos Lamarca para ser o coordenador das bases da VPR no Chile.
- Esteve em diversos países, dentre os quais Cuba e França. Regressou ao Brasil em Nov. 79.
- Foi Secretário Especial de Orçamento e Finanças do Governo do RS, na gestão de Olivio Dutra.
VERA SILVIA ARAUJO MAGALHÃES (“ANDREIA”, “CARMEN”, “MARTA”, “ANGELA”, “DADA”)
- Organização Terrorista: MR-8
- Em Abr. 69, participou da III Conferência do MR-8
- Em 16 Fev. 69, participou do seqüestro do Embaixador dos EUA. (Ver “Recordando a História).
- Em 16 Fev. 70, estouro do “aparelho” da Rua Montevideu, 391/201, Penha-GB, baleado o policial Daniel Balbino de Menezes, fugiu com outros terroristas.
- Em 06 Mar. 70, foi presa, levando um tiro de raspão na cabeça. Falou bastante.
- Em 15 Jun. 70, foi um dos 40 militantes comunistas banidos para a Argélia, em troca do Embaixador da Alemanha, seqüestrado em 11 ii Jun 70, no Rio de Janeiro, pela VPR e ALN ( Ver “Recordando a História).
- Em 78, em Paris nasceu seu filho Felipe.
- Atualmente, integra a ONG Alto- Lapa- Santa.
-WASHINGTON ADALBERTO MASTROCINQUE MARTINS (“RAUL”)
- Militante da ALN/SP
- Março a setembro 69: Fez curso em Cuba; II Exército da ALN = Grupo dos 25; Foi o representantes de “Toledo” no curso.
- 1970: Voltou ao Brasil, mas logo depois, regressou a Cuba,dizendo que no Brasil não tinha infraestrutura para guerrilha; Em Cuba, recebeu U$ 300 mil para entregar na França; Desertou e, em vez da França, fugiu para a Suécia; Foi condenado à morte pelos cubanos; Quando soube, ligou para a Embaixada de Cuba na Suécia e jogou a mala de dinheiro na Embaixada; Foi suspensa sua pena de morte; Foi viver na Suiça. No Início de Governo de Mário Covas, foi nomeado Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos de SP. Atualmente é funcionário da Prefeitura de S. Paulo.

Do blog Ternuma
Do blog do Lício
Do Reservativa