Translate

terça-feira, 13 de agosto de 2013

A Câmara sob a égide do Comunismo Internacional.

CASSADOS EM 1948

Câmara devolve mandatos de Jorge Amado e Carlos Marighella

       
 13/08/2013 - 10h00


A Câmara dos Deputados realiza sessão solene nesta terça-feira (13/8), às 14h30, para promover a devolução simbólica dos mandatos dos 14 deputados federais do Partido Comunista do Brasil eleitos em 1945 para a Assembleia Constituinte de 1946 e cassados em 1948. Entre os parlamentares cassados estavam o escritor Jorge Amado; o político e guerrilheiro Carlos Marighella; Maurício Grabois, um dos fundadores do PCdoB; e João Amazonas, todos personagens históricos da luta contra a ditadura do Estado Novo (1937-45) e a ditadura militar de 1964-1985.

(Fotos na matéria origina)
João Amazonas foi o grande líder do partido no Brasil. Seu envolvimento com o movimento comunista começou em 1935. Um ano depois, preso pela segunda vez, Amazonas e o colega Pedro Pomar realizaram uma greve de fome contra as péssimas condições da prisão e ministraram aulas de marxismo-leninismo aos outros detentos. Em junho de 1937, João Amazonas foi absolvido por falta de provas após um ano e meio de prisão.
Além destes deputados, também foram cassados e receberão seus mandatos de volta: Francisco Gomes, Agostinho Dias de Oliveira, Alcêdo de Moraes Coutinho, Gregório Lourenço Bezerra, Abílio Fernandes, Claudino José da Silva, Henrique Cordeiro Oest, Gervásio Gomes de Azevedo, José Maria Crispim, Oswaldo Pacheco da Silva.
A solenidade será realizada no Plenário Ulysses Guimarães.
Fato histórico
"Para os militantes da esquerda brasileira e o povo é, sem dúvida alguma, um fato histórico. A devolução dos mandatos caminha no sentido de corrigir e reparar uma injustiça aos constituintes comunistas da década de 40, mas também de valorizar suas conquistas que perduram até hoje em nossa República”, diz a deputada do PCdoB, Jandira Feghali (RJ), autora do requerimento para a realização da sessão solene.
Ela lembra que o escritor Jorge Amado, por exemplo, é autor da lei que regulamentou a liberdade religiosa no Brasil.
Resolução
A devolução dos mandatos aos deputados cassados é possível devido a uma resolução aprovada na Câmara em março deste ano que anulou a resolução da Mesa Diretora da Casa adotada em 10 de janeiro de 1948. A resolução de 1948 extinguiu os mandatos dos deputados federais sob a legenda do Partido Comunista do Brasil.
A Mesa da Câmara atual considerou que a decisão da década de 40 contrariou a Constituição Federal democrática de 1946, promulgada após o governo de Getúlio Vargas (1930 a 1945).
Filhos e netos
Como a maior parte dos deputados cassados já faleceu, suas famílias enviarão representantes para a sessão solene de amanhã. O filho de João Amazonas, João Carlos Amazonas, por exemplo, representará seu pai, que morreu em 2002, aos 90 anos. A neta do ex-guerrilheiro Carlos Marighella, Maria Fernandes Marighella, virá à Câmara representando seu pai, morto numa emboscada armada pelos militares, em 1969, em São Paulo. Os filhos de Jorge Amado, Paloma e João Jorge Amado, receberão seu mandato de volta, simbolicamente.
É o segundo evento do gênero promovido pela Câmara dos Deputados. Em dezembro do ano passado, a instituição fez a devolução simbólica dos mandatos de 173 deputados que foram cassados a partir de 1966, durante o período dos governos militares.


Comentários selecionados
CICCERO KLIMA-SP (entrou usando Hotmail)
Certamente o Lula foi contemplado porque a Elite empresarial mandou os militares encarcerarem o lider sindical; Lula é um ícone, um exemplo, um cidadão modelo e quando foi presidente foi o UNICO junto a Vargas e Juscelino que olhou para os pobres. PAGUE-SE DOBRADO E VOU VOTAR EM lULA DE NOVO.
 
Reservativa:
Cicero, comunistinha imbecil e mal informado. Lula não foi preso pelos militares. Era muito insignificante para merecer sequer um dossiê. Lula foi preso por desrespeitar sentença trabalhista de suspensão de greve. Ficou preso 3 dias. E hoje pode ser considerado o maior ladrão do mundo, com agravante de ter roubado o povo. O bêbado equilibrista não só roubou como facilitou a o filho lulinha também ladrão  e sua amante por nós sustentada e encarregada da lavagem de sua fortuna.
Leia Tentativas de Tomada do Poder. Vê se aprende qualquer coisa.
 
Eudes Coelho Silva
CICCERO KLIMA-SP Lula é o exemplo máximo de carisma sem caráter. Klima, vai lá ao sertão nordestino e contemple a miséria. Conhece Caetés? Terra do "modelo" que vc coloca ao lado de Vargas e Juscelino. Vc me dá a impressão que é um dos "beneficiados" pelo Bolsa Família. Lamento.
 
Marcos Sovenhi · São Bernardo do Campo
É engraçadíssimo em pleno ano 2013 estamos parabenizando pessoas que tentaram implantar uma ditadura comunista nesse pais. Que pequinês, que vergonha
 
J. ROBERTO L. MACHADO (entrou usando Hotmail)
Maringhella era TERRORISTA. Autor do Manual de Guerrilha Urbana adotado por várias facções terrorista mundo a fora. Este homem apenas desconstruiu. Sua proposta era a de uma sociedade de democracia de partido único(?).Modelo que em nenhum lugar do mundo foi imposto sem uma DITADURA.Esse homem não é democrático é absolutista - apanágio de uma civilização de insetos a muito superada pela humanidade.
 
J. ROBERTO L. MACHADO (entrou usando Hotmail)
COMUNISMO é democracia?...quem os prega é democrático?!!!...queremos isso para o Brasil??...quais são os países comunistas no mundo?!!!...são exemplos de qualidade de vida???...na China a mão de obra é semi-escrava!...peraí!...olha a consciência!...seus filhos poderão viver num paraíso desses se a vaca continuar indo pro brejo.
 
Jose Roberto Teixeira · Quem mais comentou · Advogado Senior na empresa Escritório próprio
Agora sim, ficou provado que esses caras não têm nada pra fazer em Brasília, e ficam buscando pelo em ovo. Podem ver que só devolveram cargos pra quem nada acrescentou, alguma exceção ao escritor baiano que bem ou mal usou bem as redes nos coqueirais das praias do farol da barra, mas no geral protótipos desses parasitas que temos atualmente lá. Gente que nunca deu um prego numa barra de sabão e lutaram contra coisa nenhuma. Não gostei, me considero roubado porque a partir disso vêm as indenizações milionárias pra sustentar gente à folgada atrás desses aí. Que pena que esse país não muda nunca para o trabalho verdadeiro, aquele que c ria calo nas mãos, como no resto do mundo.
 
Marcos Araceli · Quem mais comentou
Essas "forças armadas" do Brasil são uma piada! Retira a obrigatoriedade do alistamento para ver o que aconteçe!Foi uma vergonha, ter que se juntar com Argentina e Uruguai para bater no Paraguai!Renegaram a farda na ditadura de 64 para não dar na vista e só levantaram da cadeira após os EUA estacionarem um portaaviões na costa do Rio de Janeiro! Em 1975 a CPI do MOBRALZINHO como a ditadura promovia o ensino público do Brasil! Posso citar mil fatos aqui de cabeça, que mandam essas "forças armadas" para a lata do LIXO!
 
Reservativa
Seu Marcoss Aracéli O pais que tem um filho desse, deve pedir a Deus que o mate e o diabo que o carregue. Um povo que não ama suas FFAA não merece ser defendido por ela;   Merece como você, viver num pais comunista, você é tão desinformado que até agora não sabe que estamos sob regime comunista disfarçado em todo o mundo como socialistas.
Não sei se você aprendeu alguma coisa com a mini aula do Otávio Kivalhuk, se não, leia urgentemente “Tentativas de Tomada do Poder, antes que lhe coloquem no paredon.
Marighela  jamais poderia ter sido emboscado no Araguaia, por    que não era guerrilheiro e sim terrorista com centenas de mortes nas costa.
Quanto ao Jornalista abduzido pelo comunismo, e que pensa que vai ficar muito tempo recebendo propina dos comunistas pra espalhar asneiras em suas matérias, está muito enganado ele não passa de um companheiro de viagem que pode ser defenestrado em qualquer estação, além de ser de uma burrice invejável até por Lula.  Imbecil  desinformado , que não difere socialismo de comunismo. Saiba que hoje aqui no Brasil infeliz,  Socialismo e o codinome de comunismo que eles ainda não conseguiram  confessar.
Nunca lutaram contra a ditadura esse PCB internacional marxista e idiotas. No diário do \velho \Mário, o criador da GA consta que a área foi escolhida em 1960   Se lutavam contra a ditamole em  64 deveriam ter um gênio em premonição no seu  grupo.
NO Livro  Tentativas de Tomada do Poder , o assassino em série Carlos Marighela é citado em 26 páginas, só perdendo para seu colega de traição Carlos Lamarca, com 32 páginas..
Comunista tem duas coisas em comum, são ambiciosos e corruptos e são ideólogos doentes, se não fossem doentes não seriam comunistas.