Translate

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dia do Soldado
Coronel Paulo Paiva contesta teor da mensagem da Ordem do Dia "25 de Agosto", distribuída pelo comandante do Exército, General Enzo Peri.
05/09/2013   foto: General-de-Exército Enzo Martins Peri
«A Instituição será maculada, violentada e conspurcada diante da leniência de todos aqueles que não pensam, não questionam, não se importam, não se manifestam»
General de Brigada Reformado Marco Antonio Felício da Silva


EMP: Soldados do Exército Brasileiro!

Hoje, 25 de agosto, o Exército Brasileiro celebra o Dia do Soldado e homenageia seu Patrono, LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA, o Duque de Caxias. CAXIAS é uma referência permanente de legalidade, perseverança, generosidade, amor à Pátria, solidariedade e disciplina; uma imagem de intransigência com o erro; uma síntese de virtudes e valores que dão alma e fortaleza ao Exército.

PRRP: Tudo que se proclame de bom, referente ao duque, não é demais pelo que o maior herói do País fez pela nacionalidade. Caxias, por certo, deve ter ficado grato por este reconhecimento pelo Exército que ele, muito mais que comandou, liderou nas questões internas e externas que pontilharam durante o tempo de glória vivido pelo Brasil à época do II Império. Que se diga, sua imagem de referência de legalidade, disciplina e de intransigência com o erro sempre foi ancorada na franqueza e na coragem moral, reconhecendo a responsabilidade que, como comandante do Exército Imperial, deveria ter na formação do processo político.

EMP: CAXIAS, o Pacificador, legou-nos o jeito conciliador nas negociações, o convencimento para desarmar espíritos conturbados, a capacidade de conviver com diferenças, a perseverança perante as dificuldades, o espírito de cumprimento de missão e uma fé inabalável na vitória.

PRRP: Estas habilidades/qualidades são tão ou mais apreciáveis, posto que, em sua justa medida, no duque, jamais preponderariam em questões que envolvessem profundos princípios como -dever, honra e pátria-, impeditivos da subserviência a outros compromissos. O General George C. Marshall, que sabia da dificuldade em se obter profissionais deste padrão, capazes de expor a carreira e talvez uma comissão completamente, desde que em prol destes dogmas basilares, chegava a dizer que «qualquer oficial verdadeiramente capaz de dar sua vida por seu país necessita também estar pronto a renunciar a sua carreira».

EMP: De CAXIAS herdamos, também, o exemplo de dedicação integral ao serviço da Pátria e de defesa de sua unidade e integridade territorial. Legou-nos, ainda, a coragem de manter esse compromisso até mesmo com o sacrifício supremo da vida, tendo a Bandeira do Brasil como mortalha e a honra como chama inapagável a crepitar sobre nosso túmulo.

PRRP: Ninguém duvida da indignação do duque frente ao descaso com que a governança e a politicalha estão encarando seu legado de manutenção das nossas unidade e integridade territoriais, agora tiranicamente ameaçadas pelo separatismo indígena, viabilizado pelo ministro das relações exteriores da «era Lula». Porém, autoconfiante, o ínclito condestável, embora tenha nos deixado a coragem, seu legado não a dramatiza com supremo sacrifício de vidas, com a bandeira como mortalha e com honras fúnebres, mas, sim com a chama da vitória a iluminar as condecorações em nossos filhos e netos fardados. Apostaria mesmo em nosso Patrono dizendo: - «Não vislumbro o heroísmo sem volta para nossos soldados. Quero muito mais do que isto, que sejam temidos, respeitados pelo inimigo e, se necessário, vencedores, restando muito mais vivos do que mortos.» Perigo! 1935! Nossa Força está alojando cubanos!

EMP: Por tudo isso, a sociedade confia no seu Exército, pelos seus valores éticos e morais, pela prontidão dos seus integrantes, mais do que pela sua capacidade dissuasória como força armada. O BRASIL, que cresce a olhos vistos, impõe que essa confiança seja ainda mais balanceada.

PRRP: Teria real valia tão somente a confiança da sociedade, pelos valores étnicos e morais e pela prontidão de seus guerreiros, tudo isto sem capacidade dissuasória? A missão constitucional principal da Força Terrestre é zelar pela defesa da Pátria. Só depois se considera a garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa destes, da lei e da ordem. Alerta! Hoje, o EB não está em condições de cumprir a sua missão mais importante frente aos grandes predadores militares, que não estão nem aí para a confiança da nossa sociedade nos valores étnicos e morais dos militares, quiçá para a nossa prontidão do nada em cima do coisa nenhuma.

EMP: Acompanhamos a conjuntura. Vemos que o mundo atravessa séria crise econômica de dimensão ainda indefinida. Isso afeta a todos. Soldado é homem da adversidade, superamos dificuldades de toda natureza para nos manter preparados, para cumprir as missões que nos são confiadas, que chegam a uma média diária de mais de oitenta operações, do Haiti ao Complexo do Alemão.

PRRP: O Pacificador do Império também endossaria o desempenho sem par do seu Exército nestas operações de paz. Entretanto, por certo, se mostraria céptico quanto à ínfima prioridade que se dá aos exercícios de nível brigada e divisão, particularmente na Amazônia. Valorizar a «estratégia da resistência»! Por que não fazê-lo de forma a justificar o sacrifício diuturno dos guerreiros de selva, condenados a lutar não o «bom» mas, que se denuncie, o «mau combate» a que os obrigaram os últimos presidentes e chanceleres, por força de crimes de lesa pátria perpetrados contra a defesa nacional? Alerta! Cubanos mais Índios são mistura incendiária!

EMP: Por tudo isso, também nesta data, rendo homenagem a toda nossa gente verde-oliva pelo entusiasmo, pela capacidade de superação, pela coesão e pela gestão austera. Prossigam no cumprimento da missão – quer na solidão das fronteiras, superando o cansaço, o desconforto e as endemias; quer nas outras centenas de guarnições articuladas por todo o território nacional e no exterior – içando com orgulho nossa Bandeira, adestrando-se e servindo!

PRRP: Nada mais justo e apropriado. Não é por menos que os brasileiros reconhecem a abnegação sem fim do soldado da Pátria, sua onipresença e prontidão inigualáveis em todos os quadrantes da terra brasileira. Até agora o apartheid odiento das cotas ainda não os atingiu.

EMP: O nosso relacionamento profissional com os estamentos desta imensa Nação e com os exércitos das Nações amigas tem sido franco e construtivo. Assim seguimos avançando juntos, passo a passo. O Brasil, porém, avança ainda mais rápido. E seu Exército precisa acompanhá-lo para proteger sua vanguarda, seus flancos e sua retaguarda; e para servir de escudo ao seu desenvolvimento.

PRRP: Avançamos para onde? Para a revolução «gramcista»? Para um regime «comunopetista»? Para uma diáspora territorial indigenista? Para um código de valores imorais inspirado em Sodoma e Gomorra? As multidões estariam nas ruas por nada? Nosso duque já teria assimilado o recado. O Exército não se omitiria ante toda esta cizânia maligna que está a nos destruir, porém, que ninguém duvide, o último esteio da nação está sendo ultrapassado, se já não foi!

EMP: A edição da Estratégia Nacional de Defesa colocou os assuntos de defesa na agenda nacional e tem mostrado a clara determinação da Comandante Suprema das Forças Armadas e do Ministério da Defesa de dotar as nossas Forças com material situado na vanguarda tecnológica, preferencialmente produzido pela indústria nacional. Isso permitirá ao Exército transformar-se na Força que o País necessita, com estrutura modular baseada em capacidades, com elevada mobilidade, flexibilidade e versatilidade; apto a deslocar-se prontamente para atuar em diferentes cenários. Essas esperanças marcham à nossa frente.

PRRP: Determinação revanchista! O corte esse ano nos recursos para a defesa nacional foi de R$ 4 bilhões 580 milhões no já contido orçamento do Ministério da Defesa, deixando o Exército e as forças irmãs à míngua, repetindo o menosprezo do governo FHC para com o soldado brasileiro. Isto sem falar no titular da pasta que aceita o volume de recursos dedicados à Defesa, é de pasmar, passe do ridículo 1,5% para 2% do Produto Interno Bruto (PIB), ainda num prazo de dez anos. Que acinte! Valha-me Deus, quanto descaso senhor ministro.

EMP: Soldados brasileiros! Parabéns pelo seu trabalho constante, silente, efetivo! Permaneçam atentos, preparados, vibrantes e coesos. A sentinela nunca dorme; o Exército, sentinela da Pátria, muito menos.

PRRP: Sentinela desarmada! Seria o inimigo tão imbecil para atacar somente quando os tais dez anos admitidos pelo senhor Celso Amorim tivessem passado? Enfim, que Deus tenha piedade!


General-de-Exército ENZO MARTINS PERI
Comandante do Exército


Enviada e comentada em 4 de setembro de 2013 às 18:36 hs. por
Paulo Ricardo da Rocha Paiva
Coronel de Infantaria e Estado-Maior
paulopaiva47@yahoo.com.br