Translate

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Luís Roberto Barroso SENTINELA AVANÇADA REPRESENTANTE DOS CORRUPTOS diz para que veio (jn)

Enviado por Rádio do Moreno - 
13.9.2013
 | 
10h06m
NO PLACAR 5 X 5

STF: críticas e ironias entre ministros

André de Souza e Carolina Brígido
Barroso afirma que não se pauta por repercussão favorável e Marco Aurélio Mello o chama de 'novato'
BRASÍLIA - Não chegou a ser um bate-boca como os protagonizados pelos ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski, mas o julgamento dos recursos do mensalão ontem no Supremo Tribunal Federal (STF) teve nova rusga. De um lado, o ministro Marco Aurélio, há 23 anos na Corte e contrário à validade de um tipo de recurso que pode provocar o reexame do processo. Ele criticou Luís Roberto Barroso a quem chamou de novato. Lembrou inclusive os elogios feitos pelo colega ao ex-presidente do PT José Genoino, condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha. Barroso — que integra o STF desde junho deste ano e não participou do julgamento no ano passado — reagiu às críticas de Marco Aurélio. Ele disse que não vota pensando nas manchetes dos jornais do dia seguinte.
— Neste caso e em outros, como em tudo que faço na minha vida, faço o que acho certo, independentemente da repercussão. Portanto eu não sou um juiz que me considero pautado pela repercussão que vai ter o que eu vou decidir. E muito menos pelo que vai dizer o jornal no dia seguinte. E muito menos estou almejando ser manchete favorável. Eu sou um juiz constitucional, sou pautado pelo que considero certo e correto embora não me ache dono da verdade. O que vai sair no jornal no dia seguinte não faz diferença — disse Barroso.
— Pra mim faz, dependendo do que sai — reagiu Marco Aurélio, acrescentando: — Como servidor dos meus semelhantes, devo contas ao contribuinte.
Em outro momento, Marco Aurélio ironizou o colega, chamando-o de "novato", e o criticou por sua atuação, que contribuiria para a "autofagia" da instituição.
— Veja que o novato parte para a crítica com o próprio colegiado, como partiu em votos anteriores no que chegou a apontar que se estivesse a julgar não decidiria da forma mediante a qual decidimos. Estimado amigo Luís Roberto Barroso, precisamos nos completar — disse Marco Aurélio, acrescentando: — Vossa Excelência elogiou um dos acusados (Genoino).

Publicado no Globo de hoje. André de Souza e Carolina Brígido são repórteres do Globo em Brasília.