Translate

domingo, 10 de novembro de 2013

PROCURA-SE UM FICHA LIMPA NO CONGRESSO. QUE SE APRESENTE jn

Altamente sintonizado com a maioria do Congresso   jn

  NOVO SENADOR FIGURA EM 519 AÇÕES NA JUSTIÇA

 
 
 
 
CARLOS CHAGAS
IMPUNIDADE É UM LUXO DESSA NAÇÃO CORROMPIDA
Publicado: 10 de novembro de 2013 às 7:48 - Atualizado às 21:34
Apenas em 22 quilômetros de uma das obras públicas que o Tribunal de Contas da União mandou interromper,  comprovou-se o superfaturamento de  91 milhões de reais.   A rodovia ligaria Porto Alegre a Sapucaia do Sul, a BR-448, imaginando-se quanto estará sendo superfaturado, e roubado, nos demais trechos  em construção.
A questão não é saber  se a paralisação de obras em andamento causa prejuízo à administração pública e às regiões onde   elas  vem sendo implantadas, mas verificar que nenhum ladrão responsável pela falcatrua  foi preso. Provavelmente, nem  será.
Cita-se apenas um exemplo entre centenas de outros espalhados pelo país para a confirmação de ser a impunidade o grande mal que nos assola. Entra governo, sai governo, o resultado é o mesmo: cadeia, só para ladrão de galinha. O conluio entre altos funcionários públicos  e empreiteiras constitui um dos maiores escândalos nacionais, baseado nos preços apresentados  acima do mercado,  no superfaturamento,  nos aditivos aos contratos e na má qualidade  da obra afinal entregue. Escapam muito poucos. A tentação é grande,  em especial quando entram governantes na equação,  reivindicando a sua parte.
Fazer o  quê? Dilma mostra-se  indignada, achando um  absurdo a paralisação das obras. O Tribunal de Contas da União carece de poder coercitivo. O Ministério Público não dispõe de estruturas para atuar na maioria dos casos, nem a Polícia Federal para investigá-los. O Poder Judiciário enfrenta um cipoal de recursos impossível de ser  desbastado. O resultado é essa nação corrompida.
RENOVAÇÃO, ADEUS
Rui Falcão será reeleito hoje presidente nacional do PT, com o voto do Lula, Dilma, Dirceu e da torcida do Flamengo, se é que os rubro-negros são todos companheiros. A conseqüência é de que fica tudo como está, no partido. A tal renovação pregada pelo Lula está onde sempre esteve, ou seja, no espaço. Fosse feita uma pesquisa junto aos jovens e números estarrecedores seriam revelados: nem 10% dos universitários que nas décadas de Setenta e Oitenta cerravam fileiras com o PT se disporiam, hoje, a fazer o mesmo. Menos ainda quanto aos  intelectuais um dia empolgados com a nova experiência afinal malograda. Do clero nem haverá que falar. É bom tomar cuidado, as eleições vem aí…
DISPUTA DIFICIL
Salvo inusitados, a disputa pelo governo do Rio Grande do Sul será travada entre Tarso Genro, que busca a reeleição, e a senadora Ana Amélia Lemos. Menos do que um embate entre PP e PT, assiste-se a preliminar do duelo das mesmas forças que tem caracterizado o eleitorado gaúcho: a classe média, com a senadora, e as massas, com o governador.