A ONG americana Social Progress Imperative mantém um ranking da qualidade de vida em 132 países, o Índice de Progresso Social. Entre os principais aspectos analisados, está a segurança pessoal, em que o Brasil aparece como o 11° país mais inseguro do mundo.
Para avaliar o nível de segurança de cada país, cinco critérios foram examinados: número de homicídios, de crimes violentos, percepção da criminalidade, terrorismo e mortes no trânsito. Em uma escala de 0 a 100, com 0 para a máxima insegurança, o Brasil recebeu 37,5 pontos. Como país mais inseguro do mundo, aparece o Iraque, com 21,5 pontos. Do outro lado do ranking, como país mais seguro, aparece a Islândia, com 93,4 pontos.

Crimes que assustaram o país

7 de 7

Pastor Marcos Pereira: preso e condenado por estupro

Fundador e líder da Assembleia de Deus dos Últimos Dias (ADUD), o pastor Marcos Pereira da Silva ficou famoso por demonstrar um raro poder de convencimento sobre criminosos – fossem eles detentos ou foragidos, caso em que alguns eram convencidos a se entregar à polícia. Na noite de 7 de maio, uma acusação de estupro levou a Polícia Civil do Rio a prender o evangélico. Descobriu-se, então, a face oculta de Marcos Pereira, revelada por depoimentos que indicam abuso de fiéis seguidoras de sua igreja, com quem mantinha relações sexuais dentro da sede do templo, algumas delas menores de idade. Também vieram à tona as ligações do pastor com traficantes de drogas e a participação de Pereira na onda de ataques deflagrada no Estado em novembro de 2010. Em setembro, ele foicondenado a 15 anos de prisão por estupro.