Translate

terça-feira, 11 de novembro de 2014

"RECENTES DO VERDADE SUFOCADA"


10/11/14 - COMISSÃO DA VERDADE PEDIRÀ PUNIÇÂO DE AGENTES DO ESTADOImprimirE-mail
Notícias Comissão da Verdade

A presidente Dilma Rousseff discursa em cerimônia que instaurou
a Comissão da Verdade, na companhia dos ex-presidentes José Sarney,
Luiz Inácio da Silva , Fernado Henrique Cardoso e Fernando Collor
Foto : Antônio Cruz/Agência Brasil
POR ESTADÃO CONTEÚDO - 07/11/14
COMISSÃO DA VERDADE PEDIRÁ PUNIÇÃO DE AGENTES DO ESTADO POR CRIMES COMETIDOS DURANTE A DITADURA
COLEGIADO IRÁ APRESENTAR UMA LISTA COM OS NOMES DE PESSOAS QUE, DE ACORDO COM SUAS INVESTIGAÇÕES, DEVEM SER RESPONSABILIZADAS
A Comissão Nacional da Verdade vai recomendar explicitamente, em seu relatório final, a responsabilização criminal de agentes de Estado apontados como autores de graves violações de direitos humanos ocorridas no período da ditadura. O colegiado também deverá apresentar uma lista com os nomes de pessoas que, de acordo com suas investigações, devem ser responsabilizadas. O texto do relatório não deverá citar explicitamente, porém, a necessidade de revisão ou reinterpretação da Lei da Anistia, de 1979.

10/11/14 - Vítimas ignoradas pela CNVImprimirE-mail
Notícias Comissão da Verdade
Correio Braziliense
Ato Público , organizado pelo Grupo Ternuma - Terrorismo Nunca Mais -,
em frente ao Congresso Nacional - 31/03/2004 - em homenagem às
119 vítimas do terrorismo de organizações subversivo-terrorista.

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) vai entregar, daqui a exatamente um mês, o relatório final do colegiado à presidente da República, Dilma Rousseff (PT), com centenas de depoimentos colhidos e os resultados de dois anos e meio de investigações sobre mortes e torturas nos anos de chumbo. O ponto mais polêmico, que ainda não é unanimidade entre os membros da CNV, é o tratamento que será dado à Lei da Anistia. Grande parte defende que a comissão se posicione e peça uma revisão da legislação para que os agentes da repressão que torturaram e mataram sejam punidos pelos seus crimes.

10/11/14 - Michel Temer minimiza investigação sobre Petrobras nos EUAImprimirE-mail
Notícias Corrupção
Portal Terra - 10/11/14  Segundo o Financial Times, as autoridades dos EUA estariam apurando se a estatal brasileira ou seus funcionários, intermediárias ou prestadores de serviço violaram uma lei contra a corrupção"Se os Estados Undios abriram investigação, têm que fazer como o Brasil está fazendo", disse o vice-presidente Michel Temer sobre a investigação na Petrobras
Durante a abertura do encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Campinas, no interior de São Paulo, o vice-presidente Michel Temer minimizou a informação divulgada nesta segunda-feira de que a Justiça dos Estados Unidos investiga os esquemas de corrupção da Petrobras. A notícia foi publicada pelo jornal britânico Financial Times.
Segundo Temer, o caso já está sendo investigado pela Justiça brasileira. "A Constituição brasileira determina a autodeterminação dos povos. Se os Estados Unidos abriram investigação, têm que fazer como o Brasil está fazendo", disse Temer ao jornal o Estado de São Paulo.


10/11/14 - E FIZERAM O DIABO!ImprimirE-mail
Notícias Eleições
por Percival Puggina.
Artigo publicado em 07.11.2014 em Zero Hora – Porto Alegre
Raras vezes se ouviu semelhantes confissões. Confessaram em dueto, Lula e Dilma. "Eles não sabem o que somos capazes de fazer!" proclamou ele, enfático. "Nós podemos fazer o diabo quando é a hora da eleição!" admitiu ela, faceira.
E assim foi. Nunca se viu tanta baixaria. Nunca a verdade foi tão chicoteada pela mentira. Nunca se disse tanta estupidez, porque a estupidez, de algum modo, renderia votos. Desde as eleições que sucederam o Plano Cruzado, em 1986, não se praticava no Brasil um estelionato eleitoral de tais proporções. Todas as providências, todas as urgentes providências demandadas pela péssima situação econômica e pelas deficitárias contas públicas agravaram-se por terem sido postergadas para depois das eleições. Ainda se discutem as urnas e já os preços administrados pelo governo começam a subir. A realidade nacional não podia chegar ao conhecimento do povo. Menos ainda na hora de o povo deliberar sobre quem estava mais capacitado para enfrentar a realidade.